
A realidade dualística se estende em todo o universo, sendo assim uma sociedade fora deste planeta obedece a uma lógica e a seus próprios padrões de comportamento sendo ou não evoluída. A percepção de totalidade é diferente, pois funde e enquadra a ética a sua própria interpretação.
Frase: convivemos com várias faces de uma mesma trajetória evolutiva e feita sob medida para os nossos padrões de local e tempo.
Os rótulos e etiquetas têm que ser dado aos seres inanimados. Certamente não há seres inanimados, pois nada é tudo está porque nada é estático. O vicio da interpretação lógica está por toda a parte, então porque tanta prepotência ao se conquistar e tanta frustração ao não se conseguir ? Certamente todas as culturas não diferem tanto quando o que está em jogo é a obtenção de um propósito instável que esquecemos de considerar ou até mesmo não saibamos que exista.
A busca pelo prazer ou a dor é uma escolha saudável ou doentia. Todos somos incentivados a vencer, não há algo como a opção pelo fracasso, pois isso sim seria uma opção doentia. Entendendo que todos somos atraídos pelos paradoxos a vitória torna-se um avanço e o fracasso um retrocesso. A existência horizontal é apenas parte de um todo. É a mente estreita que deseja avançar ou retroceder, porém dentro da visão vertical os opostos se fundem tornando algo mais definitivo e compreensível.
Frase: Da ignorância surge à necessidade do conhecimento, e do conhecimento parte o sofrimento filosófico. Dissipar realmente a duvida é adquirir a visão neutra e a felicidade.